Nesta segunda-feira (20), a equipe de desenvolvimento do League of Legends anunciou que o programa anti-cheat, Vanguard, começará uma onda de banimentos via Hardware, os primeiros da história do jogo, que já existe há mais de 10 anos. A equipe também compartilhou um gráfico mostrando o aumento de banimentos graças ao Vanguard.
Now that Vanguard has had a bit of time to roll out, we're starting to target more cheats that we weren't able to action on in the past.
These new waves also will come with League's first ever Hardware ID bans, increasing the action weight against cheaters. https://t.co/vvtAZ1fBpB? League of Legends Dev Team (@LoLDev) May 20, 2024
De acordo com a publicação, o Vanguard começou a atuar nos banimentos já no dia 1º de maio e tem aumentado sua atuação desde então, chegando a banir mais de 3 mil contas somente no dia 18 deste mês. Além disso, os banimentos por Hardware, ou seja, pelas próprias máquinas dos jogadores, começaram no dia 15 de maio.
"Agora que o Vanguard teve um tempo para ser lançado, estamos começando a focar em mais cheats que não conseguíamos no passado. Essas novas ondas também virão com os primeiros banimentos de ID de hardware do LoL, aumentando o peso da ação contra trapaceiros."
Banimento por ID já é uma conversa antiga na comunidade, mas parece que somente agora, com o sistema anti-cheat do Valorant, ele começou a ser aplicado.
Uma polêmica recente tomou conta do cenário de League of Legends, já que alguns usuários conseguiram fazer engenharia reversa no Vanguard e descobriram que o sistema poderia tirar prints do PC dos jogadores. Contudo, a Riot Games se posicionou e declarou que o anti-cheat só tira prints do cliente do jogo, para provar o uso de hacks.
O grande número de banimentos por causa do Vanguard, agora incluindo bans por ID de Hardware, certamente é um alívio para a comunidade.