imagem offline

SBT Brasil

Tanzânia revê testes de coronavírus após bode e mamão testarem positivo

audima

Governo do país realizou testes com amostras não humanas após suspeitar dos exames de detecção da covid-19

por: Redação | 05/05/2020 às 18:45

O presidente da Tanzânia, John Magufuli, suspendeu na última segunda-feira (4) o chefe do laboratório nacional de saúde, encarregado pelos exames de coronavírus. Isso porque um mamão papaia e um bode testaram positivo para a doença.

O presidente havia afirmado no domingo (3) que os testes importados - que não tiveram sua origem revelada - haviam falhado, pois apontaram resultados positivos ao examinar um bode e um mamão, entre outras amostras não-humanas também submetidas a exames.

A oposição acusa o governo da Tanzânia de omitir dados e de não levar a pandemia a sério. Freeman Mbowe, líder do principal partido opositor, o Chadema, acusou John Magufuli de "falta de transparência" sobre a questão do coronavírus. 

O presidente respondeu. "Pode ter havido erros técnicos ou os reagentes importados também estão com problemas. Também é provável que os técnicos estejam sendo pagos para enganar", afirmou em discurso transmitido pela TBC, emissora pública da Tanzânia.

A chefe interina de comunicação do Ministério da Saúde, Catherine Sungura, afirmou que o diretor do laboratório e o gerente de garantia de qualidade foram suspenso para abrir caminho para investigação. O presiente pediu ao ministro de Assuntos Constitucionais e Jurídicos, Mwigulu Nchemba, que chefie esta vistoria.

Nota escrita com informações da Agência Reuters.

sbt jornalismomamãocoronavíruscovid-19bodeinvestigaçãomamão papaiatestetanzâniatestes falsosfalhafalha nos exames

VEJA TAMBÉM


imagem offline

Entenda as mudanças nas regras para aposentadoria em 2024

imagem offline

Oito vacinas para crianças apresentaram aumento na cobertura em 2023

imagem offline

Brasileiro acusado de tráfico de armas e drogas é preso no Paraguai

imagem offline

Governo de Israel afirma estar pronto para mais uma pausa humanitária